Ouvir
Concurso "Montras de S. João"

O Município do Porto promove, pelo 4º ano consecutivo, o Concurso “Montras de S. João”. Esta iniciativa tem o propósito de valorizar e manter viva a tradição enraizada no Património Imaterial da Cidade do Porto e impulsionar o envolvimento dos empresários do setor do comércio numa tradição cultural da Cidade, com o objetivo comum de dinamizar e revitalizar o comércio, através da promoção das manifestações artísticas e do estímulo do espírito criativo.

Destinatários

Podem participar todas as pessoas singulares ou coletivas que explorem, na cidade do Porto, qualquer estabelecimento comercial aberto ao público, com atividade em funcionamento, com montras visíveis ao público e com porta aberta para a rua.

Inscrições

A inscrição é realizada, preferencialmente, através de um formulário online disponível no Portal do Munícipe; através da entrega presencial no Gabinete do Munícipe; ou ainda através do e-mail comercio@cm-porto.pt.

Esta adesão é acompanhada pela ficha de inscrição devidamente preenchida e com duas fotografias da montra já decorada a concurso.

As inscrições decorrem entre os dias 18 de maio a 1 de junho.

Avaliação do júri

A avaliação das Montras decorre entre os dias 7 e 12 de junho e é realizada por um júri constituído por 5 elementos:

• Um representante do Departamento Municipal de Atividades Económicas da CMP
  • Um representante do Departamento Municipal de Comunicação e Promoção da CMP
  • Um representante da Empresa Municipal Ágora
  • Dois vitrinistas

O júri terá em conta certos critérios, tais como: Originalidade e Criatividade; Integração do Produto da Loja no Comércio; Cores, Materiais Utilizados e Iluminação; Estética do Conjunto (Harmonia da Imagem).

As montras apresentadas a concurso devem cumprir os seguintes requisitos:

• Apresentar alegoria que enquadre a quadra são-joanina, com os artigos ou produtos vendidos nesse estabelecimento
  • Estarem devidamente iluminadas
  • Poderem ser vistas pelo público, desde o dia 7 a 25 de junho, entre as 10h00 e as 19h00, de segunda a sábado

Prémios:

• 1º Prémio – 2.250,00€
  • 2º Prémio – 1.750,00€
  • 3º Prémio – 1.250,00€

Os três primeiros premiados recebem também um Troféu do Município do Porto.

São, ainda, atribuídas Menções Honrosas aos concorrentes classificados entre o 4.º e o 10.º lugar.

É também premiada a “Montra Amiga do Ambiente”, se a proposta integrar princípios ambientais, nomeadamente o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos.

Irá também a concurso a “Montra Eleita pelo Público”, que poderá ser votada por todos os que visitem os estabelecimentos concorrentes e que, através da leitura de um QRCode presente nos identificativos das montras, votem na sua preferida.

Consulte o Programa do Concurso Montras de S. João aqui.

Consulte o flyer do Concurso Montras de S. João aqui.