Ouvir
Great Wine Capitals

A Great Wine Capitals Global Network - Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos é uma organização sem fins lucrativos que agrega um conjunto de cidades que têm em comum a sua ligação a regiões vinícolas reconhecidas internacionalmente.

 

Fundada em 1999, esta rede desenvolve um conjunto de iniciativas que potenciam a excelência no enoturismo, facilitando a partilha de conhecimento e experiências, estimulando os negócios e atuando como um veículo de colaboração em desafios e oportunidades dentro da aliança internacional destas regiões vinícolas.

 

São os seguintes os membros da Great Wine Capitals Global Network:

  • Adelaide (Austrália do Sul)
  • Bilbao - Rioja (Espanha)
  • Bordeaux (França)
  • Cape Town - Cape Winelands (África do Sul)
  • Hawke’s Bay (Nova Zelândia)
  • Lausanne (Suíça)
  • Mainz - Rheinhessen (Alemanha)
  • Mendoza (Argentina)
  • Porto (Portugal)
  • S. Francisco - Napa Valley (Estados Unidos da América)
  • Valparaíso - Casablanca Valley (Chile)
  • Verona (Itália)

 

O Porto representa nesta rede mundial as regiões do Douro e dos Vinhos Verdes.

 

 

Best Of Wine Tourism

 

Este concurso internacional é uma das principais iniciativas da rede. Realizado anualmente, premeia os promotores de enoturismo que se distinguem, em cada região, quer pela excelência e inovação nas suas infraestruturas e serviços, quer pelo impacto que a sua atividade tem na região envolvente. 

 

São atribuídos prémios nas seguintes categorias: 

  • Alojamento
  • Arquitetura e Paisagem
  • Arte e Cultura
  • Experiências Inovadoras em Enoturismo
  • Serviços de Enoturismo
  • Restaurantes Vínicos
  • Práticas Sustentáveis em Enoturismo

 

Numa primeira fase, o concurso é organizado a nível local, sendo apurado um vencedor em cada categoria. Na fase posterior, um júri internacional elege um vencedor global, de entre os premiados de cada cidade/região . 

 

 

Sinergias e Networking

 

Os representantes dos membros da rede encontram-se anualmente, no âmbito da Assembleia Geral, para planeamento de atividades conjuntas e partilha de conhecimento e de iniciativas locais. 

 

O programa contempla, ainda, a possibilidade da participação de outros interessados no setor do vinho e do turismo, como produtores, operadores turísticos, estudantes ou o público em geral, em atividades como conferências, masterclasses e provas internacionais de vinhos. 

 

Para o segmento business é desenhado um programa específico, de cariz mais técnico, de visitas a propriedades vinícolas, que permite conhecer e beneficiar da experiência e das práticas desenvolvidas nas diferentes regiões do mundo, in loco.

 

Aceda ao site da Great Wine Capitals Global Network aqui.