Ouvir
Great Wine Capitals

A Great Wine Capitals Global Network - Rede de Capitais de Grandes Vinhedos - é uma organização sem fins lucrativos formada por cidades que partilham um património económico e cultural fundamental: as suas regiões vinícolas, reconhecidas internacionalmente.


Fundada em 1999, esta rede desenvolve e promove iniciativas e projetos com o objetivo de alcançar a excelência no enoturismo, facilitando a partilha de conhecimento e experiências, e estimulando negócios e inovação, sendo um meio de colaboração em desafios e oportunidades dentro da aliança internacional destas regiões vinícolas.


Os seus membros são, atualmente, os seguintes:


Adelaide (Austrália do Sul), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Cape Town– Cape Winelands (África do Sul), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), S. Francisco–Napa Valley (Estados Unidos da América), Valparaiso–Casablanca Valley (Chile) e Verona (Itália).


O Porto representa, nesta rede, as regiões do Douro e dos Vinhos Verdes.


Best Of Wine Tourism


Este concurso internacional é realizado anualmente desde 2003, sendo uma das atividades basilares da rede. Foi criado com o objetivo de premiar os agentes promotores de enoturismo de cada cidade-membro, que se distinguem em termos de excelência e inovação das suas infraestruturas e serviços, e pelo impacto da sua atividade na região envolvente. 


São atribuídos prémios em diferentes categorias: Alojamento, Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras em Enoturismo, Serviços de Enoturismo, Restaurantes Vínicos e Práticas Sustentáveis em Enoturismo.


Numa primeira fase, o concurso é organizado a nível local, por cada cidade-membro, apurando um vencedor em cada categoria. Subsequentemente, estes vencedores regionais concorrem numa segunda fase da competição, em que um júri internacional elege um vencedor Global por cada cidade/região. 


Sinergias e Networking


Os representantes das cidades-membro encontram-se anualmente durante as Assembleias Gerais Anuais das Great Wine Capitals, para planeamento de atividades conjuntas, partilha de conhecimento e de iniciativas locais. 


O programa contempla, também, a possibilidade de participação de agentes do setor, estudantes e público em geral, em algumas das atividades, como sejam conferências dedicadas a temas de relevo para o setor do vinho e do turismo, masterclasses, visitas técnicas e prova internacional de vinhos. 


Para o segmento business é normalmente desenhado um programa específico de visitas a propriedades vinícolas, com um cariz mais técnico, podendo conhecer e beneficiar da experiência e das práticas desenvolvidas em diferentes regiões do mundo.


Aceda ao site das Great Wine Capitals Global Network aqui.