Ouvir
Concurso de Montras de Natal 2022

O Município do Porto, através da Divisão Municipal de Comércio, e em parceria com a Associação dos Comerciantes do Porto, apresenta a edição de 2022 do Concurso de Montras de Natal.

Esta iniciativa está aberta a todas as pessoas singulares ou coletivas que explorem, na cidade do Porto, estabelecimentos comerciais abertos ao público, com a sua atividade em funcionamento, montras visíveis para o exterior e porta aberta para a rua ou porta de acesso para a rua.

As inscrições decorrem entre os dias 16 e 30 de novembro. Veja o flyer do concurso aqui!

É comerciante? Saiba porque deve concorrer!

Porque o Natal, sem montras decoradas a rigor, não é a mesma coisa! Os comerciantes sabem-no e mantêm viva a tradição de enfeitar as suas lojas com motivos natalícios, fazendo do Porto um ponto de passagem obrigatório para quem se quer imbuir do espírito do Natal. As montras proporcionam uma maior ligação com o cliente, que se sente convidado a entrar. E uma bonita montra de Natal – todos sabemos – faz sonhar e comprar!

Os estabelecimentos comerciais participantes têm a oportunidade de ganhar um prémio monetário, uma menção honrosa ou a distinção como “Montra Amiga do Ambiente”. E como há também uma “Montra Eleita pelo Público” podem apelar ao voto dos seus clientes e divulgar o seu negócio a novos públicos.

Quem não pode participar?

Grandes superfícies comerciais estão excluídas deste concurso.

Quem escolhe as montras vencedoras?

A avaliação é realizada por um júri, entre o dia 7 e o dia 14 de dezembro de 2022, com base nos seguintes critérios:

1. Originalidade e Criatividade
  2. Integração do Produto da Loja
  3. Cores, Materiais Utilizados e Iluminação
  4. Estética do Conjunto (Harmonia da Imagem)

Quais os prémios a receber?

• 1º Prémio – 2.250,00€
  • 2º Prémio – 1.750,00€
  • 3º Prémio – 1.250,00€
  • Menções Honrosas do 4º ao 10º lugar
  • Atribuição do título “Montra Amiga do Ambiente”: se a montra integrar princípios ambientais, nomeadamente o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo o uso sustentável de recursos. Será valorizada a que integre produtos reutilizados, reaproveitados e reciclados. É ainda valorizada a que, através do produto que o estabelecimento comercializa, consiga transmitir uma mensagem de responsabilidade ambiental.
  • Atribuição do título “Montra Eleita pelo Público”: a votação será realizada online pelo público, através da leitura de um QR Code colocado no identificativo numerado de cada montra a concurso.

Como fazer a inscrição?

As inscrições decorrem de 16 a 30 de novembro de 2022.

A ficha de inscrição está divulgada no site institucional do Município do Porto.

É obrigatória a entrega de duas fotografias, já com a decoração alusiva às festividades natalícias, de cada montra a concurso.

Os comerciantes podem inscrever-se:

• Presencialmente, mediante agendamento prévio, no Gabinete de Munícipe, Praça General Humberto Delgado, 266, 4000-286 Porto
  • Através da Linha Porto. 220 100 220
  • No formulário online disponível no Portal do Munícipe

No caso de impossibilidade de utilizar os dois meios identificados anteriormente, podem fazê-lo através do e-mail comercio@cm-porto.pt.

Veja aqui quem são os concorrentes desta edição.

Para mais informações, consulte aqui o Programa do Concurso, ou fale com a Divisão Municipal de Comércio através dos contactos disponíveis aqui.