Ouvir
Conselho Municipal de Turismo do Porto

O Porto tem vindo a afirmar-se como um destino turístico de excelência e autenticidade, traindo, de forma sustentável, um elevado número de turistas, que visitam a cidade pelo seu património mundial, pela sua paisagem única e inesquecível e, ainda, pela oferta de produtos distintos. Estas dinâmicas geram, não apenas benefícios, mas também, alguns desafios na gestão urbana.

Desta dualidade inerente à atividade turística surgiu a necessidade de estabelecer uma plataforma de participação e diálogo entre os diferentes parceiros, que garanta o equilíbrio e a harmonização necessários à implementação de políticas que assegurem a qualidade de vida na Cidade.

Foi com base no pressuposto da pluralidade de opiniões e visões, que se constituiu o Conselho Municipal de Turismo do Porto, que assegura o envolvimento dos agentes do setor da Cidade na promoção do diálogo, debate e concertação dos temas relevantes. Assim, para além do Presidente da Câmara têm assento nesta estrutura um amplo conjunto de entidades da Cidade.

São da responsabilidade deste órgão colegial e consultivo a análise de indicadores, a emissão de pareceres, o desenvolvimento de estudos não vinculativos e a publicação de informação que promova a adoção de estratégias políticas concertadas e sustentáveis para a Cidade.

Este organismo colabora, ainda, na elaboração de documentos que traduzam a política de desenvolvimento turístico municipal, apoiando e solicitando a elaboração e a atualização de documentos estratégicos, suscetíveis de garantir o adequado ordenamento das redes de oferta turística do Município.

Consulte aqui o Regulamento do Conselho Municipal de Turismo do Porto.

Entidades que compõem o Conselho Municipal de Turismo do Porto

• O Presidente da Câmara Municipal, que lhe preside.
  • O Vereador do Pelouro do Turismo.
  • Um representante do Pelouro do Urbanismo.
  • Um representante de cada uma das Freguesias ou União de Freguesias.
  • Um representante do Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER.
  • Um representante da Associação de Turismo do Porto, AR.
  • Um representante da Movida.
  • Um representante da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.
  • Um representante da Associação Comercial do Porto, ACP.
  • Um representante do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
  • Um representante da Associação Empresarial de Portugal, AEP.
  • Um representante da Direção Regional de Cultura do Norte.
  • Um representante da Irmandade dos Clérigos do Porto.
  • Um representante da Santa Casa Misericórdia do Porto.
  • Um representante da Fundação de Serralves.
  • Um representante da Fundação Casa da Música.
  • Um representante da Direção Municipal de Mobilidade e Transportes, designado pelo Vereador com o respetivo Pelouro.
  • Um representante do Departamento Municipal de Proteção Civil, designado pelo Vereador com o respetivo Pelouro.
  • Um representante do Departamento Municipal de Cultura, designado pelo Vereador com o respetivo Pelouro.
  • Um representante da Metro do Porto, S.A.
  • Um representante da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, S.A.
  • Um representante da Ana, Aeroportos de Portugal, S.A.
  • Um representante da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA.
  • Um representante da Autoridade Marítima Nacional, da região do Norte.
  • Um representante da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP).
  • Um representante Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
  • Um representante da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
  • Um representante Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT).
  • Um representante da Universidade do Porto.
  • Um representante do Instituto Politécnico do Porto.
  • Um representante da Escola Superior de Hotelaria e de Turismo do Porto.
  • Um representante da Associação das Atividades Marítimo Turísticas do Douro.
  • Um representante da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
  • Um representante do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte.
  • Um representante do Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo - Delegação Porto (SITESE).
  • Um representante da Associação dos Comerciantes do Porto (ACP).
  • Um representante da Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT).
  • Um representante da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.